Aliara 2001: bom frescor aos nove anos
Aliara 2001: bom frescor aos nove anos

O comentário do vinho do mês é uma das principais atividades dos enoblogs e dando seqüência o vinho escolhido leva quatro uvas, portanto, é um blend de origem chilena: Odfjell Aliara 2001. É o 41º vinho da Confraria dos Enoblogs.  O vinho escolhido: Aliara 2001 – Vale do Maipo – Há mais de 25 anos, o armador norueguês Dan Odfjell se apaixonou pela terra ensolarada do Vale do Maipo e Maule vislumbrando o território ideal para a produção de tintos premium. Compôs um time internacional de enólogos formado por Paul Hobbs, da Califórnia e Arnaud Hereu, de Bordeaux e do viticultor Arturo Labbe, do Chile, que juntos trabalham com absoluto respeito à natureza e ao terroir, para produzir vinhos de alta e consistente qualidade desde a primeira safra. Vinhos que se destacam em todas as linhas: Armador, Orzada, Aliara, além do Super Premium Odfjell, feito exclusivamente de Carignan.

 

Criação e comercialização de cavalos de raça norueguesa também faz parte dos objetivos da vinícola Odfjell -blogdojeriel.jpeg

Sobre o nome do vinho: Aliara

O nome Aliara significa o pequeno copo de lata que era utilizado para medir a “ração” diária de vinho servida à tripulação das embarcações espanholas na época das grandes navegações, eis que o sucesso das aventuras dependia crucialmente das disposições de segurança e de vida saudável à bordo. Todos os anos, os enólogos selecionam um conjunto dos melhores barris para criar este vinho exclusivo, elaborado em pequenas quantidades e que durante muitos anos foi o mais importante produzido pela vinícola Odfjell, como um tributo a esta tradição.

 

Degustação –

Aliara 2001 – 13,5% álcool – Vale do Maipo – Variedades: Cabernet Sauvignon (80%), Merlot (17%), Carignan (2%) e CF (1%)  Importado por World Wine, tel. 011 3383 7477 – R$ 135 (safra 2006) – A linha Aliara só é produzida nas boas safras. P. ex.: 2003, 04, 05 e agora acaba de chegar o 2006. Tem cor rubi violáceo intenso com discreto halo granada, aromas expressivos com bom equilíbrio entre fruta e madeira, notas de fruta em compota (ameixa e goiabada), especiarias (pimenta-do-reino) sobre um fundo herbáceo. Na boca a sua entrada revela um vinho forte, estruturado e de acidez rica. Taninos vivos de ótima qualidade. Repetiu no palato o equilíbrio entre fruta e madeira percebido no olfato. Um vinho moderno, sem sobre-extração ou madurez excessiva. A Odfjell é uma vinícola fiel a seu estilo consistente de produzir vinhos bem elaborados. Avaliação: 90/100 pts.+

(Visited 393 times, 393 visits today)

11 thoughts on “Vinho do mês: Odfjell Aliara 2001 #cbe”

    1. Cláudio,

      Prove que vc irá gostar. Não sei se encontrará essa safra porque as disponíveis atualmente aqui em SP são 2005 e 2006.

      Abraço

      Jeriel

  1. Gostei muito do post!

    Em primeiro, porque tenho muita curiosidade em provar algum vinho da Odfjell.

    E além disso, é um vinho que, pela análise geral (visual, olfativa e gustativa) teve algumas semelhanças com o que eu degustei.

    E ambos têm idades parecidas (um é 2000 e o outro 2001), além de priorizarem um estilo mais elegante, com uso “sábio” de barrica e sem tanta extração de fruta.

    O resultado? Ao que parece, conseguimos beber vinhos de 9 e 10 anos do novo mundo que ainda estão em plena forma, sem precisarem ser bombas!

    Bom enveredar pelo caminho destes vinhos um pouco diferentes do comum!

    Um abraço!

    1. Alexandre,

      Atualmente a Odfjell é uma das vinícolas mais consistentes do Vale do Maipo.
      Quando puder prove da linha Orzada o Carignan, Malbec orgânico e o Cabernet Franc. São vinhos bem feitos e de ótima tipicidade. Já provei o Aliara de safras mais recentes e o vinho continua bom. O corte de uvas varia a cada safra porque sempre utiliza a melhores uvas da temporada. Isso que é respeitar a natureza!

      Na Feira da World Wine provei o Odfjell Carignan. Custa caro, mas é um vinho delicioso, o primeiro Carignan “Ultra Premium” do Chile. O Sauvigon Blanc de Casablanca foi elogiado até pelo Jorge Carrara na coluna dele.

      Por fim, os vinhos da linha Armador são frutados com a vantagem do preço justo. Aqui o destaque fica para o Carménère.

      abraço e obrigado pela visita

      Jeriel

    1. Gil,

      Veja o que te interessa que posso ver o desconto que consigo e te mando, como fizemos das outras vezes, lembra?

      abraço

      Jeriel

    1. Laurence,

      Os comentários positivos são merecidos porque seus vinhos são muito bem feitos e por isso contam com muitos apreciadores.

      Brevemente comentarei alguns vinhos da linha Orzada.

      Estive em novembro em Santiago e não consegui visitar sua vinícola. Espero poder fazê-lo novamente em 2010.

      Forte abraço

      Jeriel

  2. Sinto-me um felizardo. Por ocasião do meu aniversário tive a oportunidade de desfrutar de um Aliara 2001 – sim, 2001.
    Não vou esquecer tão cedo esse vinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *