A Quinta da Murta é uma propriedade vinícola com 27 hectares, situada a 2,5 km de Bucelas e aprox. 20 km a norte de Lisboa. A propriedade possui 14,5 hectares de vinha, produzindo vinhos brancos DOC Bucelas e tintos Regional da Estremadura. A primeira colheita data de 1994. A Quinta está inserida na Rota dos Vinhos, constituindo também um destino de enoturismo, realização de concursos, vendas de vinho e eventos e oferece um enquadramento paisagístico deslumbrante. Bucelas é uma região pujante, cujos vinhos brancos são colocados categoricamente entre os melhores do país. No entanto, também há relatos de experiências interessantes com tintos na região. A Quinta conta com assessoria do jovem enólogo Hugo Mendes. Seus vinhos se caracterizam pelo perfil moderno, que tem a fruta como protagonista e a madeira como coadjuvante. Intensos, balanceados e sobretudo frescos, são caldos bem feitos que dão ideia da evolução dos brancos portugueses. A linha de vinhos foi provada na última Expovinis, porém, o Quinta da Murta Clássico foi degustado novamente consoante avaliação no último bloco deste post.

Sobre a casta Arinto

Cultivada sobretudo no norte e no centro de Portugal, a casta Arinto é a rainha absoluta da zona de Bucelas, produzindo vinhos secos, frisantes, com acidez refrescante, apresentando aromas cítricos, de maçã e minerais. Também conhecida como Pedernã na região do Vinho Verde. Os Arintos de Bucelas são considerados os melhores brancos do país, mesmo por quem não aprecia vinhos mais ácidos.

 

O contra-rótulo informa que:

Após a escolha das uvas mais maduras da casta Arinto, fermentamos o mosto em barricas novas de carvalho francês e americano, nas quais se seguiu um estágio de três meses em presença das borras “batonage”. Este vinho de grande equilíbrio, entre os aromas frutados e frescos da casta e os da baunilha e fumados próprios do carvalho novo tem uma cor amarelo palha e uma boca complexa e longa, com características para uma boa evolução em garrafa. Deste vinho de escolha, produziram-se apenas 5.400 garrafas.

 

Quinta da Murta: enoturismo

Degustação –

Quinta da Murta 2007 – Branco Clássico DOC Bucelas – 13,5% álcool – uva: Arinto – sem importador para o Brasil (fazer contato neste blog ou principantesdosvinhos.blogspot.com) – Preço: 15 euros – Palha claro com reflexo esverdeado. Aromas abertos e complexos com frutas tropicais frescas (pêssego, abacaxi e marmelo) sobre um fundo levemente defumado ladeado por uma gostosa nota de baunilha. Na boca é untuoso, multifacetado e fresco. Denso, apresenta sugestões de frutas cítricas e uma pitadinha de mel. Termina longo e profundo, convidando para o próximo gole. Tem estrutura de sobra para evoluir na garrafa. Produção: apenas 2.600 garrafas. Avaliação: 89/100 pts. ++

 

Portugal aperfeiçoou sua produção nos últimos anos com recursos da CEE
(Visited 161 times, 161 visits today)

2 thoughts on “Quinta da Murta Clássico DOC Bucelas 2007: um clássico lusitano”

    1. Prezado Hélio,

      Escrevo sobre esses vinhos com imensa satisfação. Acredito que muita gente aqui no Brasil não os conheça e se posso ajudar em alguma coisa faço a divulgação daquilo que julgo bom. Já estou a providenciar dois links no meu blog para que os visitantes possam conhecer melhor a Capital do Arinto. No dia 09.09 publicarei mais um artigo sobre outro vinho branco dessa importante região portuguesa produtora de vinhos.

      Abraço fraterno.

      Jeriel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *